Ter um site estruturado de acordo com todas as linhas da identidade e interesse de uma marca passou a ser, com o emergir da Internet na vida contemporânea, algo ao qual os empreendedores não podem mesmo fugir. A tendência dos comportamentos dos consumidores leva-nos a acreditar que, atualmente, antes de serem feitas a maioria das compras, é feita também uma pesquisa prévio online, para saber mais sobre o produto ou serviço.
Já para não falar das compras que efetivamente são feitas online. A situação pandémica veio dar um empurrão exponencial no crescimento deste mercado e sabemos que todos querem acompanhar o ritmo e potenciar o negócio.
Assim sendo, e porque acreditamos que quer estar cada vez mais perto e de encontro ao que é procurado sobre a sua empresa, neste artigo explicamos-lhe mais sobre estratégias de SEO (Search Engine Automatization). Queremos lembrá-lo que no Katchr encontra equipas especializadas em Marketing e Comunicação que podem ser muito valiosas na hora de potenciar o seu site ao máximo e claro, que tudo sabem sobre estratégias de SEO.
Otimização para Motores de Busca - esta pode ser a tradução mais aproximada daquilo que significa SEO, ou seja, trata-se de várias estratégias que têm como objetivo central colocar o seu site no topo do ranking do Google (motor de busca mais utilizado). A correta utilização destas estratégias permite que os robots por trás dos motores de busca assumam o conteúdo da sua página, a relevância das informações disponíveis para determinada pesquisa e a hierarquia presente no site.
Ao ter acesso a toda a informação e ao assumi-la durante as pesquisas orgânicas dos utilizadores, o motor de busca vai conseguir definir que sites serão mais uteis para cada uma destas pesquisas. É claro que, o seu objetivo principal é estar o mais no topo possível das pesquisas relacionadas com o seu nicho.
A implementação destas estratégias é um trabalho que só lhe trará frutos a médio/longo prazo, isto porque as estratégias de SEO levam tempo a produzir efeitos. Tal como outras estratégias de Marketing Digital, através do SEO vai conseguir criar mais tráfego orgânico para o seu site ou blog e poderá também conseguir gerar mais leads, atrair clientes e até potenciar a rentabilização do seu espaço online a diferentes níveis.
Retenha então as quatro principais vantagens das estratégias de SEO:
- Potenciar tráfego orgânico;
- Gerar novos leads;
- Direcionar clientes para o seu website e consequentemente ter mais visitas;
- Gerar lucro através de conteúdos com publicidade (caso aplicável ao seu negócio);
Tenha em atenção que existe uma diferença muito grande entre estratégias de SEO e links patrocinados. Estes links que aparecem no topo da pesquisa do Google foram pagos para estar nessa posição, tendo em conta determinadas métricas e keywords. Nas estratégias de SEO esta “subida” no ranking dos motores de busca é feita de forma “genuína”, daí podermos afirmar que estas estratégias geram tráfego orgânico no site.
Como funciona?
O Search Engine Automatization está divido em duas vertentes estratégias obviamente distintas. São elas o on-page SEO e o off-page SEO. Com esta diferenciação entendemos que a otimização do seu site ou blog para os motores de busca pode ser feita dentro do próprio website ou fora dele. Quando falamos em on-page SEO referimos todas as estratégias possíveis de desenvolver dentro do website, como conteúdos e a estrutura do site.
Relativamente ao off-page, referimos as estratégias que acontecem fora dele, nas redes sociais, notícias de imprensa com referências ao site e link building.
Antes de passarmos à apresentação de algumas estratégias on-page e off-page que pode implementar no seu website, deixamos-lhe alguns fatores que contribuem para o ranking do Google. Isto para que entenda com que características e elementos do seu negócio pode trabalhar para potenciar as suas estratégias de SEO.
- Conteúdo;
- Estrutura e hierarquia;
- Rede sociais;
- Títulos;
- Meta descriptions;
- Link building;
- Tags no cabeçalho;
On-page SEO
Como já foi referido acima, a estratégias de on-page SEO ocorrem dentro do seu site. Neste campo terá de ter em conta o conteúdo, títulos, descrições e toda a estrutura do seu website. Estes elementos vão ser determinantes no reconhecimento dos motores de busca. Através deles será definida a relevância do próprio site quando os utilizadores fizerem alguma pesquisa relacionada com o seu nicho.
Destacamos três dos vários componentes que deve considerar:
- Keywords: Ao contrário do que acontecia há alguns anos, as keywords não devem ser repetidas incessantemente ao longo dos seus conteúdos. Devem sim ser usadas de forma inteligente e com o objetivo de atribuir valor ao conteúdo.
- Conteúdo: Neste ponto é imperativo que se coloque no lugar do utilizador. Entenda aquilo que pode ser pesquisado em relação ao seu nicho de mercado e produza conteúdo relevante sobre o tema.
- Títulos: Os títulos são um dos elementos com mais peso para o ranking do Google. Assim sendo, deve ter a capacidade de construir sempre títulos objetivo e relevantes.
Off-page SEO
Como já referimos, o off-page SEO representa todas as estratégias que acontecem fora do seu site e que por isso não conseguirá controlar diretamente. Neste ponto deve ter em contar as reações nas suas redes sociais, os links externos direcionados para o seu website, a confiança existente nos seus conteúdos, etc.
Destacamos três dos vários componentes que deve considerar:
- Link Building: Este é uns dos principais fatores considerados para o ranking do Google, sendo que o facto de ter mais links externos a redirecionar o utilizador para o seu site vai fazer com que o motor de busca entenda que o seu conteúdo é reconhecido e relevante.
- Redes sociais: Neste ponto terá de considerar que uma presença online não se faz somente com um site. Os likes, partilhas e comentários nas suas redes sociais são também considerados pelo Google para que este compreenda a importância do seu conteúdo. Páginas com mais interação serão mais consideradas pelos motores de busca.
- Autoridade: A confiança e autoridade de um website são fundamentais para o seu posicionamento nos motores de busca, podendo ser considerada a autoridade de domínio e a autoridade de página. A autoridade de domínio, como próprio nome indica, vai determinar a confiança num domínio, e é determinada tendo em conta fatores externos como os links de outros sites e interação em redes sociais, por exemplo. A autoridade de página, é determinada pelos mesmos fatores externos, mas referente a cada página ou artigo do seu website, individualmente.