Online Marketing Vs Offline Marketing: Conheça as melhores opções para a sua empresa.
As mudanças no mundo dos negócios e das empresas são constantes e, por conseguinte, as estratégias de Marketing acompanham esta tendência. O Marketing Tradicional, ou Offline Marketing, ganhou terreno junto das maiores empresas do mundo no pré Web. Contudo, a Internet surge e, mais uma vez, a Comunicação e o Marketing reinventam-se e adaptam-se em pleno à nova realidade digital.
A popularidade do Online Marketing tem vindo a registar um crescimento sem precedentes junto das empresas em Portugal e no mundo. Isto acontece de forma natural, uma vez que os públicos estão nativamente online e o objetivo de todos os negócios é estar o mais perto possível do seu target.
O Marketing Offline na sua empresa: como adotar estratégicas eficazes
Consideremos como Marketing Offline, ou Marketing tradicional todas as estratégias que não recorrem ao uso da Internet de forma direta. Isto é, todas as estratégicas de Marketing e Publicidade que se baseiam nos meios de comunicação tradicional e pré Web e que não sofreram a arrebatadora intervenção do mundo digital.
Se está agora a entrar no mundo das estratégias de Marketing, é essencial que mantenha a mente aberta e não subestime as opções de ações tradicionais. Muitas vezes, o Offline Marketing significa a construção de uma relação de confiança e comprometimento mais forte com os consumidores, desenvolvida muito mais rapidamente do que através de estratégias digitais. Normalmente, os anúncios de publicidade impressos, os outdoors e até os próprios flyers são considerados agentes de comunicação mais credíveis junto do público.
O fator memória acaba também por estar mais associado ao Marketing Tradicional, ou seja, este tipo de comunicação, com menos ruído, cria impressões mais duradouras e menos tangíveis nas pessoas. É fácil recordarmos um determinado anúncio que vimos numa revista ou num jornal, da mesma forma que, muitos anúncios de publicidade em televisão, rádio e até outdoors são temas de conversa entre amigos e família. Em relação às estratégias digitais, as distrações são menores, logo, o foco é significativamente superior.
Consideremos agora a população mais velha, ou aqueles que por algum motivo não estão online. Nestes casos, e eficácia do Offline Marketing é inquestionavelmente mais forte do que a do Marketing Digital. Voltamos assim é importância de estar onde o seu público-alvo estiver.
Depois de entender o funcionamento e as bases do Marketing Tradicional, deixamos-lhe algumas opções de estratégias que pode tomar dentro desta área. Recordamos que, no Katchr temos vários profissionais de Comunicação e Marketing prontos para o ajudar a criar a melhor estratégia para o seu negócio.
- Presença em televisão: anúncios publicitários, estratégias de product placement;
- Rádio: anúncios publicitários, native ads em programas de nicho;
- Folhetos e flyers: entregues na rua ou localizados em pontos estratégicos onde sabemos que a interação com os consumidores será inevitável;
- Jornais e revistas: em formato de anúncio publicitário, publireportagem, páginas de sugestões de produtos, ou conteúdo institucional;
- Presença em eventos direcionados ao target a atingir: mais uma vez, a importância de estar onde o seu público-alvo quer estar.
- Boca a Boca: Ser tema para o diálogo dos seus consumidores é uma forma muito eficaz que entrar nas suas mentes e disseminar a identidade da sua marca.
O Marketing Online na sua empresa: escolha as ações que lhe vão gerar mais resultados
O pós Web trouxe um infinito leque de novas e diferentes estratégias para as marcas e empresas. Com uma simples ligação à Internet e um aparelho digital, conseguimos desenvolver fortes ações junto dos consumidores, com um budget muito baixo. Tenha em conta todas as ferramentas e aplicações disponíveis no Online Marketing e conseguirá criar a notoriedade que procura para o seu negócio.
Antes de adotar qualquer estratégia, é importante ter em conta que este tipo de Marketing requer conhecimento para ser bem-sucedido. Aconselhamos a que contrate um especialista em Marketing Digital, ou então que contacte uma das nossas agências parceiras em Katchr.pt. Considere também o facto de que estas estratégias não vão chegar ao público que está somente offline, entenda se isto pode ter repercussões significativas para a sua empresa. O mercado online tem, neste momento, milhões de empresas que procuram um lugar de destaque, saiba que a concorrência é grande. Por outro lado, tenha em consideração que este é um trabalho de continuidade, o caminho para a confiança é longo, mas não desanime, o sucesso é praticamente garantido.
As ações de Online Marketing vão trazer-lhe algumas vantagens únicas, às quais não terá acesso se optar apenas por Offline Marketing. Considere a amplificação das suas estratégias, isto é, vai ser possível comunicar a sua empresa a nível global de forma simples e instantânea. Sabemos que aquilo que está online pode ser visto por alguém que está ao nosso lado, ou por alguém que se encontra do outro lado do mundo. O melhor disto tudo, é que vai conseguir entender a reciprocidade das suas ações quase momentaneamente, através da análise das interações, das vendas online que atingir, dos seguidores que ganhar e perder nas redes sociais, das visualizações dos seus conteúdos e das partilhas das suas ações.
Não se esqueça que o público online está sempre ativo e isto pode ser uma vantagem avassaladora. Qualquer problema que surja, vai saber dele imediatamente e a resolução deverá ser igualmente rápida.
Já conhece a inacreditável realidade das estratégias de Online Marketing, por isso deixamos-lhe algumas opções que pode adotar na sua empresa:
- Redes Sociais: ter uma presença ativa nas redes, de forma a criar interação direta com os consumidores;
- Marketing de Influência: associar a sua empresa a influenciadores de nicho, com uma presença otimizada nas redes e com um engagement significativo;
- Estratégias de Search Engine Optimisation (SEO): consiga um posicionamento vantajoso nos principais motores de busca;
- Email Marketing: chegue aos seus consumidores de forma direta e pessoal;
- Websites: crie o seu website e torne-o útil, fácil de usar e 100% operacional;
- Banners: esta estratégia pode ser adotada em blogs, redes sociais e até sites de revistas e jornais;
- Native Ads: conheça os meios de comunicação do seu nicho e opte por incluir um artigo sobre a sua empresa, marca ou produto.
Apesar desta popularidade crescente do Online Marketing, desengane-se aquele que considerar que o Offline Marketing perdeu importância. As estratégias tradicionais de Marketing continuam a ser essenciais para estabelecer a notoriedade das marcas e empresas, bem como para conseguir uma presença heterogénea nos principais canais de comunicação.
O balanço entre o Online Marketing e o Offline Marketing pode ser o segredo do sucesso que tanto procura para o seu negócio.