Utilização de redes sociais
Quase metade da população mundial está presente nas redes sociais. Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, estas redes são indispensáveis para referenciar um website e aumentar a notoriedade da marca. Muitos clientes interagem com empresas através de plataformas sociais.
Criar e manter uma comunidade em redes sociais
Manter-se ativo nas redes sociais é crucial para criar interação com o público. No entanto, não há necessidade de estar presente em todas as redes sociais. Basta assegurar a presença do seu site em alguns meios de comunicação social. O ideal é escolher uma rede social de acordo com o tipo de pessoa, a fim de atingir o público certo. De facto, cada canal social oferece a sua própria conceção de rede e as intenções dos membros variam de uma rede para outra.
A criação de uma comunidade deve ser adaptada ao público-alvo. As plataformas LinkedIn, WhatsApp e Pinterest são preferidas por pessoas com mais de 35 anos de idade. Por outro lado, Snapchat, Twitter e Facebook são mais atrativos para pessoas com menos de 35 anos.
A consideração destas faixas etárias permite a uma empresa manter facilmente uma comunidade em cada rede social escolhida. A partilha de fotos e ofertas propostas pela empresa através de redes sociais também aumenta a visibilidade de um sítio. Tudo o que tem de fazer é integrar um link para a página da marca na parte inferior das fotos.
A comunidade é então convidada a partilhá-los ou a comentá-los. Mostrar uma comunidade empenhada permitir-lhe-á destacar-se do concurso para aqueles que não o conhecem.
Fazer links para o website da empresa
A escolha do conteúdo a publicar numa rede social é essencial para atingir o público-alvo e aumentar a visibilidade. Ao lançar um website, recomenda-se a utilização de técnicas naturais de referenciamento. O uso de palavras-chave relacionadas com as atividades da empresa ajuda os motores de busca a indexar facilmente os seus artigos.
Para atrair a atenção dos membros de uma rede social, é sensato não publicar conteúdos excessivamente promocionais. O ideal é privilegiar a narração de histórias a fim de fazer ligações entre o conteúdo publicado e a empresa de forma subtil.
Como exemplo, é possível escrever histórias curtas sobre:
- a criação da marca e do seu ambiente;
- os objetivos da empresa;
- os sócios da empresa.
Cada história deve destacar os produtos e serviços oferecidos com um tom adaptado às personalidades. Saber como trabalhar com a marca também ajuda a aumentar a visibilidade nas redes sociais. O objetivo é marcar uma página com as cores da empresa para atrair a atenção dos utilizadores da Internet.
Melhorar a sua referenciação natural
A referenciação natural desempenha um papel fundamental na melhoria da visibilidade de um website. Diferentes técnicas de SEO contribuem para o lançamento de produtos e serviços de uma empresa.
A combinação de estratégias de marketing de entrada permite obter uma boa referenciação. Não existe uma solução mágica, mas existem várias dicas para SEO para otimizar a referenciação natural.
Estes incluem:
Criar um blogue
A criação de um blog profissional é perfeita para promover uma marca. O seu conteúdo deve ser relevante e de alta qualidade a fim de convencer os leitores a ler um artigo até ao fim.
Ao escrever textos em blogs, o objetivo é responder às perguntas de um público alvo. Todos os artigos publicados devem incitar o público a visitar o website da empresa e a tornar-se um potencial cliente. Prestar atenção à extensão de cada conteúdo ajuda a melhorar a referenciação de um website. Em princípio, cerca de 800 palavras são suficientes para oferecer o número máximo de respostas aos leitores.
O objetivo é publicar conteúdos de qualidade que acrescentem valor à marca. O editor deve tomar conta do artigo de modo a torná-lo legível e fácil de ler.
Utilizar palavras-chave específicas
A investigação por palavras-chave é um passo que nunca deve ser negligenciado em qualquer estratégia de marketing. A utilização de palavras-chave permite otimizar a referenciação no Google.
Uma palavra-chave relevante e muito precisa torna mais fácil chegar a potenciais visitantes. Por outro lado, é importante evitar a utilização excessiva de um artigo. Fazer um recheio de palavras-chave pode expor-se a uma penalização por parte do motor de busca. A análise destas palavras ou grupos de palavras, bem como do seu tráfego, facilita a escolha de um tema concebido para oferecer soluções para os problemas dos utilizadores da Internet. Esta técnica provoca estalidos que podem gerar leads e tornar uma marca conhecida.
Recuperação de ligações em atraso
As ligações invertidas têm um impacto considerável sobre a capacidade de um conteúdo estar bem posicionado nos motores de busca. O Google oferece aos seus utilizadores uma ferramenta para analisar os links obtidos para um site. Informa-os sobre os sítios que mais fazem referência a uma marca com links recolhidos por um nome de domínio. Esta ferramenta foi concebida para recuperar as ligações em atraso mais importantes.
O principal objetivo desta pesquisa é conseguir dissecar todos os links oferecidos pelos parceiros e que apontam para o site da empresa. Vários métodos ajudam a obter ligações em atraso de qualidade para a realização de campanhas de ligação em rede, incluindo:
- O método de lançamento de artigos convidados: propor a um blogueiro influente a publicação no seu blogue de um dos artigos relevantes da empresa. O interesse é adicionar links que apontem para o blogue da marca.
- O método do arranha-céus consiste em seguir dois passos, incluindo a recuperação de um artigo que esteja bem posicionado e com ligações em atraso. Depois, é necessário tirar as informações importantes deste texto a fim de escrever outro mais relevante.
- O método de ligação quebrada: o objetivo é recuperar ligações quebradas através da instalação do plugin "Check My Links" ou da ferramenta "Dead Link Checker". A empresa pode também explorar artigos especializados para recuperar ligações em atraso.
A chave para obter múltiplas ligações em atraso reside na capacidade de escrever conteúdo único e de abordar bloggers para solicitar ligações.
Otimizar a estrutura do site da empresa
Trabalhar na interface digital de um sítio ajuda a melhorar a sua visibilidade. O objetivo é encontrar processos que tenham em conta a experiência do utilizador, otimizando a estrutura da empresa.
Cuidar do design UX e IU
Dar importância à UX (Experiência do Utilizador) e IU (Interface do Utilizador) ajuda a proporcionar uma experiência agradável para os visitantes. Uma navegação agradável e fácil aumenta as hipóteses de alcançar os objetivos rapidamente e sem erros.
Ter em consideração a experiência do utilizador durante a navegação e a capacidade de navegar no site ajuda a aumentar facilmente a visibilidade. É portanto necessário trabalhar no tempo de carregamento e assegurar a fluidez para que um site seja acessível em todos os meios de comunicação.
Limpar o código
A utilização de software depende frequentemente de conteúdos HTML preenchidos com tags que são inúteis. A utilização destas ferramentas ajuda a verificar e otimizar o código de uma página web, enquanto outras ajudam a limpá-la.
Um site leve exibe mais rapidamente do que um site sobrecarregado. É por isso que é essencial remover o CSS órfão [Cascading Style Sheet] que o torna pesado. É utilizada uma gama de ferramentas para limpar o código CSS ou HTML. Melhoram o desempenho global de um site. As mais fáceis de utilizar são : Não usado CSS, HTML Tidy ou W3C Validador.
Reduzir o tempo de carregamento da página
A maioria dos utilizadores da Internet não tem paciência e prefere fechar a página assim que a velocidade de carregamento é medíocre. Muitos sítios perdem as suas hipóteses de gerar pistas porque demoram mais de 3 segundos a carregar.
Para assegurar a boa visibilidade de um sítio, é útil examinar os resultados dos testes de velocidade. É necessário determinar a origem dos problemas que têm um impacto no tempo de carregamento. A utilização dos serviços de um revelador permite encontrar rapidamente soluções adequadas para reduzir a velocidade de carregamento de uma página.